EDITAL DE TRABALHOS

 

I Congresso Interdisciplinar em Saúde do Idoso do Triângulo Mineiro

 

O Programa de Extensão Velho Amigo composto pelos acadêmicos dos cursos de graduação em Medicina e Odontologia e pós-graduação em Odontologia da Universidade de Uberaba (UNIUBE) — Uberaba-MG, apresenta a você o I Congresso Interdisciplinar em Saúde do Idoso do Triângulo Mineiro com objetivo de ampliar e integralizar conhecimentos relacionados à saúde e bem-estar de indivíduos idosos. Congresso a ser realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2019, em Uberaba-MG.

Com intuito que promover a participação de acadêmicos, profissionais da área da saúde e áreas afins em atividades de pesquisa, visando complementar a formação acadêmica e permitindo intercâmbio de conhecimento entre os diversos setores da saúde que são indispensáveis para a promoção de um envelhecimento saudável. Declara-se aberto o edital para submissão de trabalhos científicos.

 

1. DA INSCRIÇÃO

 

1.1 Poderão ser submetidos ao Congresso Relatos de Caso, Relato de Experiência e Artigos Científicos Completos de autoria de acadêmicos em curso superior de saúde reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), bem como pós-graduados e médicos residentes, desde que se inscrevam no I Congresso Interdisciplinar em Saúde do Idoso do Triângulo Mineiro.

 

1.2 Os acadêmicos devem ser orientados por um profissional graduado na área de atuação, pesquisador ou professor Universitário.

 

1.3 Serão aceitos temas livres para apresentação oral ou pôster.

 

2. DOS PRAZOS

 

2.1 A abertura deste edital inicia-se em 29 de julho de 2019, com limite de fechamento às 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília, Distrito Federal, Brasil) do dia 20 de setembro de 2019. Não serão aceitos trabalhos enviados após essa data e horário, para fins de seleção.

 

3. DAS PRELIMINARES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS:

 

3.1. O apresentador do trabalho obrigatoriamente deve estar inscrito no I Congresso Interdisciplinar em Saúde do Idoso do Triângulo Mineiro. O trabalho aprovado deverá ser apresentado pelo primeiro autor ou por um dos coautores. É vedada ao orientador do trabalho a possibilidade de apresentá-lo.

 

3.1.2. Os autores dos trabalhos devem informar: título do trabalho; modalidade de apresentação; nome completo do apresentador, do autor principal, dos coautores, do orientador e da instituição de ensino, enviando a ficha presente no anexo preenchida no momento da submissão do resumo.

 

3.1.3. Não serão aceitas quaisquer alterações posteriores a submissão do trabalho.

 

3.1.4. O descumprimento de qualquer item acima acarreta em eliminação do processo seletivo.

 

3.2 Os trabalhos deverão ser submetidos pelo autor principal, que deverá incluir o nome completo e e-mail dos coautores no ato da submissão. O nome do autor principal deverá ocupar o primeiro lugar na ordem da listagem de nomes informados por meio da plataforma. Todos os resumos deverão ser orientados por médico, pesquisador e/ou professor universitário.

 

3.2.1. O modelo de formatação do resumo deverá ser adequado conforme o disposto no item 5 deste edital.

 

3.3 Não há limite no que diz respeito à quantidade de resumos que serão aceitos para avaliação pela Comissão Julgadora do Congresso, bem como ao número de submissões por autor.

 

3.4. Os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Julgadora do Congresso quanto à adequação às normas estabelecidas neste edital, cabendo a esta Comissão Julgadora a definição da forma de aplicação dessas normas no processo avaliativo.

 

3.5. Não serão aceitos quaisquer pedidos de revisões sobre as avaliações dos trabalhos científicos.

 

3.6. Poderão ser submetidos trabalhos que se encaixem em temáticas relacionadas ao cuidado com o idoso.

 

3.7. O candidato deverá selecionar na plataforma de submissão a modalidade desejada:

a) tema livre – apresentação oral/relato de caso

b) tema livre – formato apresentação pôster

 

3.8. É proibida a submissão de resumos com autoria de membros organizadores do I Congresso Interdisciplinar em Saúde do Idoso do Triângulo Mineiro.

 

3.9. O nome de um autor pode constar em no MÁXIMO TRÊS trabalhos, seja como autor principal ou como coautor.

 

4. DAS CATEGORIAS ACEITAS

 

4.1. Serão aceitos trabalhos nas seguintes categorias:

 

4.1.1. Artigo científico completo (máximo SEIS autores): problematização de um tema discutindo sua importância para mundo acadêmico, métodos utilizados, demonstrações dos resultados apresentados e conclusão.

 

4.1.2. Relato de experiência (máximo QUATRO autores): descrição de experiências vividas e correlação dessas com enriquecimento do momento vivenciado para a prática profissional e para o meio acadêmico.

 

4.1.3. Relato de caso (máximo SEIS autores): descrição de casos clínicos envolvendo situações raras, nunca ou pouco descritas na literatura, assim como aquelas que incluam formas inovadoras de diagnóstico e/ou tratamento de doenças comuns à prática médica.

.

5. DO FORMATO DOS RESUMOS:

 

5.1. Todos os trabalhos submetidos deverão seguir as seguintes normas quanto à formatação:

 

5.2. A divisão do corpo do texto deve estar de acordo estes modelos.

 

5.2.1. Artigo Completo - somente serão analisados os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios: introdução, objetivos, métodos, resultados e conclusão.

 

5.2.2. Relato de caso/ Relato de Experiência: introdução, descrição do caso, discussão e conclusões.

 

5.3. O resumo submetido deverá conter até 2500 caracteres. Ao final, devem ser incluídas no máximo seis palavras-chave, estando de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).

 

5.4. Considerações acerca do corpo do texto do resumo:

 

5.4.1. É proibida a menção do título, do(s) nome(s) do(s) autor(es) e de instituições. Estes dados deverão ser informados nos locais indicados pela plataforma.

 

5.4.2. Letras gregas e símbolos representativos deverão sempre ser expressos por extenso.

 

5.4.3. Ao utilizar sigla ou abreviatura no resumo, grafá-la por extenso na primeira vez em que for citada no texto, seguida pela sigla ou abreviatura correspondente entre parênteses. Nas citações seguintes, utilizar apenas a sigla ou abreviatura.

 

5.5. Formato: texto salvo em formato editável do WORD, em papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), margens superior e inferior com 3 cm, margens esquerda e direita com 2 cm. Todas as páginas, excluída a do título, devem ser numeradas. Máximo de 30 linhas por lauda.

 

5.6.1. Características do texto: letra Arial, número 12, espaçamento entre linhas de 1,5 cm, justificado.

 

5.6.2. Título: caixa alta, centralizado, na primeira linha, máximo de 150 caracteres (contando espaços e pontuação) e sua versão em inglês na linha abaixo.

 

5.6.3. Autores: na terceira linha, na seguinte ordem: autor principal, coautor (es) e orientador, segundo as normas de Vancouver; na linha abaixo, menção à instituição à qual pertencem; no caso do autor principal, citar os dados pessoais (e-mail e telefone).

 

5.6.4. Corpo do texto: parágrafo único, contendo até 2500 caracteres, de forma que os autores, instituição, e-mail, títulos, referências e palavras-chaves não entram na contagem total de caracteres.

 

5.6.5. As referências bibliográficas deverão estar dispostas após o corpo do texto, numeradas e de acordo com as normas de Vancouver.

 

6. DO RESULTADO FINAL:

 

6.1. O resultado será divulgado no presente site até o dia 4 de outubro de 2019, juntamente com o local e horário das apresentações dos selecionados, que acontecerão nos dias 27 de outubro de 2019.

 

7. DA APRESENTAÇÃO – PÔSTER

 

7.1. A apresentação do pôster terá duração máxima de 5 minutos, acrescida de 3 minutos para perguntas e comentários pela banca examinadora. A cronometragem do tempo é de responsabilidade da Comissão Organizadora.

 

7.2. Todos os pôsteres serão apresentados nos espaços específicos para os mesmos que serão divulgados.

 

7.3. A apresentação digital do pôster deverá ser enviada para o e-mail da Comissão Científica: trabalhos.cisitm@gmail.com, impreterivelmente até 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília, Distrito Federal, Brasil) do dia 20 de outubro de 2019.

 

7.4. Os pôsteres deverão ser confeccionados segundo as normas abaixo:

 

7.4.1. Tamanho: 120 cm de altura X 90 cm de largura.

 

7.4.2. Título original conforme submetido no resumo, em caixa alta, tamanho mínimo 48 e negrito.

 

7.4.5. Autores: autor principal, coautores, orientador, segundo as normas de Vancouver; menção da instituição (nome completo da instituição de vínculo dos autores) na segunda linha; e e-mail para correspondência (e-mail do autor principal) na terceira linha.

 

7.4.6 Texto: letra de tamanho mínimo 32, Arial, justificado; corpo dividido conforme categoria.

 

7.4.7. Imagens: incluir fontes e legendas autoexplicativas para figuras e tabelas.

 

7.4.8. As referências devem estar no final do corpo do texto, em fonte reduzida, conforme as normas de Vancouver.

 

7.4.9. Todos os pôsteres devem possuir cordão de fixação para exposição no local de

apresentação.

 

7.4.10. O candidato que não realizar a entrega do material no horário e local especificados, que não se apresentar no período determinado para explanação ou aquele que ultrapassar o tempo determinado para a apresentação perderá pontos na avaliação e poderá ter seu trabalho desclassificado.

 

8.5. Dos pôsteres recebidos, serão selecionados cinco que serão submetidos a apresentação oral, que deverá seguir os critérios descritos no item 8 (oito) deste edital.

 

8. DA APRESENTAÇÃO - ORAL:

 

8.1. As apresentações de tema livre oral terão duração máxima de 6 minutos, acrescidos de 4 minutos para perguntas da banca examinadora. Será reservado um espaço no dia 27 de outubro de 2019. A cronometragem do tempo é de responsabilidade da Comissão Organizadora.

 

8.2. O apresentador do trabalho obrigatoriamente deve ser um dos autores, porém, jamais o orientador do trabalho.

 

8.3. Os autores selecionados para apresentação oral de Tema Livre devem elaborar apresentação em Power Point (compatíve DESCREVER). Os autores de temas selecionados para apresentação oral devem salvar a apresentação em Pen Drive. Não será permitida a utilização de computador pessoal.

 

8.3.1. A primeira tela da apresentação deverá informar: o título do trabalho, subtítulo (se houver) o nome completo de todos os autores e o nome completo da instituição onde o trabalho foi desenvolvido, cidade e estado. O nome do apresentador deve vir sublinhado.

 

8.3.2 O título do trabalho deve ser idêntico ao título utilizado para o resumo.

 

8.4. Todas as apresentações devem ser enviadas à Comissão Científica através do e-mail: trabalhos.cisitm@gmail.com, até às 23h 59 minutos (horário de Brasília, Distrito Federal, Brasil) do dia 20 de outubro de 2019.

 

8.5. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por eventuais problemas técnicos, como problemas da apresentação ou da formatação, que ocorram no dia da apresentação.

 

8.6. Os autores devem comparecer ao local indicado para as apresentações com 15 minutos de antecedência ao início das apresentações.

 

8.7 Itens avaliados na Apresentação Oral:

8.7.1 Apresentação (qualidade dos slides e sequência dos itens)

8.7.2. Postura

8.7.3. Clareza e Objetividade

8.7.4. Segurança e domínio dos conteúdos

8.7.5. Apresentação no tempo determinado

8.7.6. Domínio, clareza, segurança nas respostas às arguições

 

9. DA SUBMISSÃO

 

9.1 Os resumos dos pôsteres deverão ser enviados exclusivamente através da plataforma, por meio de login e senha após efetivada a inscrição e pagamento.

 

9.2 O autor deverá definir a categoria do resumo.

 

9.3 Não será permitida a troca ou inserção de nomes de autores, coautores ou instituições ou categorias após envio do resumo.

 

9.4 Deve ser inserido os nomes completos, e-mail e CPF do(s) envolvido(s) no(s) trabalho(s).

10. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS:

 

10.1. As dúvidas em relação a qualquer item desse edital serão respondidas via e-mail: congresso.cisitm@gmail.com

 

10.2. A Comissão Organizadora se resguarda o direito de decidir sobre qualquer situação não prevista nas disposições deste edital ou de realizar quaisquer outras alterações.

ORGANIZAÇÃO:

REALIZAÇÃO:

APOIO:

PATROCÍNIO: